A Federação Anarquista de São Paulo vem dando seus passos a 35 anos, desde sua 1º composição organica e projeção. Deu seus primeiros passos ao nivel Ideologico com trabalhos a respeito de J. Prodhon e M. Bakunin e se lançou aos Movimentos Sociais onde com estes aprendeu a construir um Nivel Social, lá como grupo Terra e Liberdade de Dracena militantes pastorais se somavam ao MST como militantes ou como apoio a este.
Voltando a Capital São Paulo no intuito de se somar a outros grupos Anarquistas para a constituição da FASP, já se delimitava em correspondencias, se somou ao projeto da OSLN (organização socialista Libertaria Nascional), vindo a se constituir no Movimento Resistencia Popular e na Tendencia Libertara Filhos de Toda Terra junto ao MST.
Anteriormente os militantes da FASP participaram da constituição da LITE (Liga Internacional dos Trabalhadores de Escritorios), e a LIGATAC (Liga dos Trabalhadres Altonomos no Comercio), formavam um frente Sindical, que somava muitos jovens trabalhadores, estes vieram a formar o primeiro e resente grupo do Passe Livre, burlando as catracas dos onibus para lutar pelo direito de ir e vir.
Hoje vemos o MPL como resultado da soma de muitos jovens Estudantes e Trabalhadores a lutar para conquistar o direito a cidadania, e dizer em alto tom: a condução já esta paga !
Hoje o organizado em nivel economico como Grupo Rosarte Maria um dos grupos que compôem a LIGATAC, constroi um dos niveis Economico da FASP, mantendo uma rede de distribuição e confecção de Artesanatos com pontos fixos e rotativos por toda a capital de São Paulo.
São Hoje da FASP
Níveis:
1) Nivel Estado, composto por familias e alianças;
2) Nivel Economico, composto de atividades economicas diverças;
3) Nivel Juridico, composto por proficionais da Area;
4) Nivel Social, composto por Sub-niveis que chamamos de Fretes Locais e Setores;
Frentes:
4.1) Comunitario ou Barrial;
4.2) Estudantil ou Educacional;
4.3) Operario ou Laborial;
4.4) Campesino ou Rural;
4.5) Indigena ou Cultural.
Setores:
4.6) Extrategicos;
4.7) Taticos.
5) Nivel de Segurança, composto por advogados e agentes sociais;
6) Nivel Ideologico, composto por intelectuais e Secretários.
Seções:
7) Trabalhos Realizados de cunho temático como: comunicação, internet, gênero, classe, lazer, cultura, etário, étnico, direitos humanos, veganismo, identidades, educação ...
Seções:
7) Trabalhos Realizados de cunho temático como: comunicação, internet, gênero, classe, lazer, cultura, etário, étnico, direitos humanos, veganismo, identidades, educação ...
São na Pratica 12 casas de trabalhos desenvovidos.
E hoje como altrora é o nivel economico a prioridade, antes em meio ao Socialismo, os Anarquistas procuravam saidas em meio a tanto Poder Pubrico, uma delas eram as cooperativas, outra era as escolas livres e ainda as comunas rurais coletivisadas; com o nascimento do Socialismo Nascional (Nazismo e pacto Stalinismo) o Anarquismo esteve em combate fervoroso, perdendo terreno ideologico, e se via somente na Resistencia.
Hoje em meio ao pico do desenvolvimento Capitalista, com um viex Tecnologico, os Anarquistas ou são os novos "Meninos Prodigios" da Internet ou estão todos lançados a esfera do consumo (Comunismo Monetario), que dita que para ganhar dinheiro tem que trabalhar e para trabalhar tem que ganhar dinheiro em um Unico Deus das Cidades.
Se antes em meio ao Socialismo tinhamos que se constituir em cooperativas, hoje em meio do Capitalismo, temos que produzir e consumir obrigatoriamente para sobreviver nas cidades, se associando a sistemas de creditos e ao setor de serviços como a distribuição e confecção de Artesanatos desenvolvida por membros da FASP.
E a Qualidade de tudo isto ideologicamente ?
Caio para 1% pois no Capitalismo, a Ideologia é o Deus Dinheiro.
" Seu moço compra um orkut "
Altonomia não se disccute, trabalhe e confie.
Ops! já ia me esquecendo não confie no Partido,
nem que se declare Anarquista de alguma coisa e tal.
"Faça você mesmo".
Pois o Partido quer a sua parte do Prodhon na Santa Ceia, pois ficou com o menor pedaço.