Bandeira Vermelha e Negra da FASP

Bandeira Vermelha e Negra da FASP
Bandeira da Federação Anarquista de São Paulo

A Confederação

" Quando a Confederação chegar nenhum muro, casa, apartamento, Status Cow, propriedades, radicais e trabalhos vão separar você de você que sera o carrasco e a vitima de você mesmo.
Por tanto se amem e sejam felizes, pois os bons frutos seram multiplicados e os maus frutos serão punidos em meu jardim.
Estou cansado de ganhar almas de Ingratos que ganharam tudo isto aqui e me prodizem maus frutos no paraizo. "

The Proibid

A Coluna Anarquista Organicista

A Federação Anarquista é a Espinha Dorsal do Anarquismo

segunda-feira, 25 de março de 2013

O Anarquismo entre o Estado e o Partido

" Vem peixinho, peixe e peixão morde a linha da minha mão "


A Internacional Socialista viveu o dilema chamado "ESTADO" e entre Anarquistas e Marckcistas politicas diferentes para o Socialismo foram praticadas e teorizadas.
Os Anarquistas viveram o dilema; 
Destruir o Estado e o que por no lugar ? 
E os Marckcistas viveram o dilema; 
Tomar o Estado e o que fazer com ele ?

Esta politica diferenciada tinha uma teoria e uma pratica e exercia influencia nos dois grupos da Internacional Socialista.
A Politica estava em formar um Estado Socialista ou tomar o Estado.

Os Anarquistas Franceses sonharam com um Estado Laico e Democrático de Federações Comunais, os Anarquistas Russos sonharam com um Estado Socialista de Sovietes Livres que fundaria uma Democracia Direta, os Anarquistas da Espanha sonharam com uma Republica Sindicalista de Comités Sindicais, os Anarquistas Chineses sonharam com uma Monarquia Popular fundada nas agremiações estudantis, familiares e de trabalho, os Anarquistas Americanos e Caribenhos sonharam com um Espaço Libertário de base mercantil do sonho e do laser, como base politica do cinema e da cultura pop, rock e jamaicana, sua pratica final foi o nascimento da Disney, dos parques, dos Museus e de um forte turismo na região.

Os Marckcistas sonharam em tomar o Poder do Estado, criaram a Social Democracia e o Estado do Bem Estar Social na Europa, o Estado Socialista na Rússia, o Império Socialista Chines, o Sonho da Guerrilha Libertadora na América Latina e Africa, o inimigo numero 01 dos Estados Unidos com uma Cuba Socialista Ditatorial, derrotas e vitorias nas Urnas Latinos Americanas do Sandinismo, Chavismo e Lulismo, pondo um fim ao movimento social.

Estes dois grupos com politicas diferentes e divergentes influenciaram o Anarquismo e o Marckcismo, trazendo ao Anarquismo os Marckcistas Libertarios ao Debate Libertário e ao Marckcismo os Anarco Bolcheviques com sua pratica partidária de Partido Anarquista

Este fato dividiu o Especifismo em 02 e 03 grupos diferentes e divergentes:
(Dilema Especifista)

O Especifismo de orientação operativa de influencia Inglesa defendeu a Tese de que os Anarquistas deveriam se organizar em um;
"ESTADO ANARQUISTA" com uma pratica
de base na "Educação Anarquista" junto as Escolas, Ateneus Libertários e ao Movimento Social com atividades de formação politica com base na pedagogia libertaria e do oprimido e militância de frente de lutas.

O Especifismo Latino Americano de orientação Uruguaia defendeu a tese da necessidade da criação de um "Partido Anarquista", com a pratica da "Inserção Social" nos Movimentos de Esquerda Latino Americanos, porem sua pratica mostrou que o que fazem é rachar os grupos Anarquistas e de Esquerda para formar seu Partido Politico Anarquista de Infiltração.

Plataformismo Ucraniano e Russo, chamado também de especifismo por ter Mackno e Malatesta um dilema em torno da Organização Especifica dos Anarquistas, apresenta uma proposta, porem esta proposta viveu e amadureceu em um período de Guerra na Ucrânia e na Rússia e sua pratica de se constituir em um Exercito Insurrecional não foi bem vista por Malatesta, porem foi revista por quem e para quem compreendeu a necessidade local de auto defesa do grupo, porem é tão somente um fato histórico, relevante e não uma formula magica mecânica de princípios que devem ser seguido com necessidade.

O Dilema então mudou pelo que se refere ao Anarquismo Especifista:

Os Anarquistas Ingleses acreditam no dilema:

" Destruir o Estado de Representações Institucionais e por no lugar um Estado Anarquista de Instituições de base da Educação Libertaria, como Escolas e Ateneus Culturais "

Defendem uma Internacional da Educação Anarquista onde todos possam aprender de tudo livremente e não necessitem ser dependentes de politicas esternas econômicas e paternalistas, onde este Estado Anarquista coloque em Xeque Mate o Poder Burguês.

E os Anarco Marckcistas (Bolcheviques) ou Anarquistas Uruguaios defendem o dilema:

" Construir o Partido Anarquista e tomar o Estado, transformando este em uma ferramenta de Construção Anarquista Latino Americana ". (FAU/CAB/FAO)

Defendem uma Internacional do Partido Anarquista transformando o Estado em uma ferramenta da pré Anarquia, como um período de transição permanente onde se necessite do Estado Administrativo, mais onde seu poder seja diluído com o Avanço do Poder Popular.

Porem ambos grupos Anarquistas Especifistas convergem na tese "ESTADO".

O que é ESTADO ?

Na Cultura Portuguesa, Estado é:

Verbo
Natureza
Instituições

O combate ao verbo é a poesia e o jogo de palavras sua pratica final babilônica, o combate a natureza é a destruição da vida no planeta e a destruição das instituições com o fim da civilização, por tal motivo a pergunta, o que por no lugar do Estado ?
A pratica Anarquista Portuguesa foi jogar com o Estado, seja com poesias, documentos, sacramentos e ou com dinheiro.

Na Cultura Inglesa, Estado é:

Física
 Matéria
Força Natural

Quem da murro em faca sai ferido, quem constrói casa sobre o tereno perigoso, um dia a casa pode vir abaixo e se perder tudo.
A pratica Anarquista foi vivenciar a Revolução Industrial e a Modernidade Burguesa.

Na Cultura Espanhola, Estado é:

Representação
Instituição
Família

Este é o Estado entendido pelos Anarquistas da Espanha e é deste Estado que se fala desejar combater, como "anjos decaídos" as mulheres ganharam liberdade, a Igreja depredada e a representação se tornou feita por quem trabalha, por quem produz.
A pratica do Anarquismo Espanhol foi combater o Estado deis da sua base até as suas instituições e representações publicas.

Na Cultura Francesa, Estado é:

Sistema
Espirito
Principio

A França se viu "Gótica" apaixonada pela noite, o principio se tornou religião mistica, o espirito deu espaço a mesas mediúnicas e ao sincretismo cristão, até a chegada da geração Matrix e seu sonho tecnológico mórbido, o Anarquismo Frances no combate a seu Estado pensa na constituição do Espirito Anti Autoritário chamado de Anarquista. 

Na Cultura Italiana, Estado é:

Politica
Historia
Republica

A Cultura Italiana é a historia majoritária do Império Romano e combater o Estado é sinônimo de combater o Império de Roma.

Na Cultura Alemã, Estado é:

Humano
Biologia
Exatidão

O determinismo da Escola e da Cultura Alemã acreditou combater o Estado da Exatidão com teses Universitárias da teoria do CAOS, do Efeito Borboleta, no combate ao Estado da Biologia com suas teses Racistas do Arianismo e superioridades raciais, miscigenação e ciclos e círculos de sociedades raciais e o holocausto para a Raça Humana como forma de combater o Estado Humano de dominação mundial.

Em outras Culturas o Estado é visto muito diferentemente como no Oriente e outros Países da Europa e da América, compreender o que é Estado e com quem esta se falando sobre isto, é um papel do Anarquista que não puxa carroça.

Nenhum comentário: